quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prefab Houses



Se tirássemos as três primeiras letras, ficaria Fab Houses (Casas Fabulosas). E, de facto, algumas não andam longe disso. A nave espacial da capa foi baptizada Futuro e data de 1968. Esta casa de férias portátil tem a assinatura do finlandês Matti Suuronen e é típica do optimismo da Era Espacial (recorde-se que o homem chegou à Lua a 21 de Julho do ano seguinte, 1969). Disse 'portátil' e bem: uma fotografia da época mostra a casa a ser levada num helicóptero.

Mas na maioria das vezes as casas pré-fabricadas foram transportadas de barco. A sua epopeia começou em 1833 quando Herbert Manning, um carpinteiro inglês, imaginou, concebeu e realizou uma casa que o seu filho pudesse montar na Austrália. Era composta por estacas, vigas e tábuas de madeira e coberta por um pano grosseiro.

A história fascinante da casa oferecida a Albert Einstein pelo seu 50.º aniversário é outra das que compõem o livro. Sabendo da paixão do físico pela vela e da sua preferência por casas de madeira, a cidade de Berlim ofereceu-lhe um abrigo em Caputh, junto ao lago. Einstein passou ali longas temporadas, entre 1929 e 1932, ano em que teve de se exilar nos Estados Unidos.

Outra personagem que merece destaque é Buckminster Fuller 1895-1983). O Comilão teve oportunidade de ver uma exposição que lhe foi dedicada pelo Whitney, em NY, em Setembro de 2008. Buckminster Fuller foi um engenheiro, designer e pensador visionário. A sua vida mudou quando a morte da sua filha por doença o levou a considerar o suicídio. Afastou essa hipótese determinado a descobrir «o que um indivíduo sozinho pode fazer em prol da humanidade». Popularizou a cúpula geodésica (a estrutura mais resistente e leve que é possível montar), retomando um invento de Walther Bauersfeld, cuja forma seria utilizada nas bolas de futebol de gomos. Uma das suas preocupações foi o bom uso dos recursos naturais.

A casa Dimaxion (projecto de 1929, melhorado em 1945), suportada por um pilar vertical ao centro, tinha um chuveiro que poupava água e um sistema de ventilação inovador. Foi concebida para ser entregue em dois pacotes cilíndricos e para resistir a ventos fortes. Toda em alumínio, usava tecnologia aeronáutica e devia ser feita nas mesmas fábricas onde haviam sido feitos os aviões da II Guerra, mas nunca chegou a ter produção industrial. Ainda sobre Buckminster Fuller: disse numa entrevista que durante dois anos dormiu apenas duas horas por dia; costumava andar com três relógios devido às frequentes viagens entre regiões com diferentes fusos horários.

Prefab Houses
Peter Gössel (ed.), Arnt Cobbers e Oliver Jahn
Taschen
388 págs., 50 euros
4 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário