quarta-feira, 11 de agosto de 2010

David Sedaris, Diário de um fumador




Depois de ter lido as primeiras dezenas de páginas, o Comilão achou que o comentário da capa era manifestamente exagerado. Esse comentário rezava assim 'O homem mais divertido do mundo' e vinha assinado New York Post. Porém, quando começou a ler o capítulo que dá o título ao livro, em que nem depositava grandes esperanças, o Comilão teve de reconsiderar.

Aqui fica um aperitivo:

«Quando passou a ser proibido fumar nos restaurantes de Nova Iorque, deixei de comer fora. Quando passou a ser proibido fumar no local de trabalho, deixei de trabalhar, e quando aumentaram o preço dos cigarros para sete dólares cada maço, peguei nas minhas coisas e fui viver para França.» pág. 194

«Não sei porque é que as más ideias se espalham mais depressa do que as boas, mas é assim. Um pouco por todo o lado, foi sendo proibido fumar, e acabei por ir parar aos arredores das cidades, àquele ubíquo espaço comercial entre o restaurante de panquecas e a loja de silenciadores de tubos de escape. Talvez não tenham reparado, mas existe aí um hotel. Não tem piscina, mas, mesmo assim, a entrada cheira bastante a cloro, com um leve aroma a batatas fritas. Se, por acaso, pedirem as ditas ao serviço de quartos, e se precisarem de mais ketchup, basta tirar um bocado do que está agarrado ao telefone, ou ao botão do aquecedor e ar condicionado que está montado na parede. Também lá há mostarda. Já vi.
A única coisa pior que um quarto neste hotel é um quarto para fumadores neste hotel. Com um pouco de ar fresco, não seria tão terrível, mas, nove em cada dez vezes, as janelas foram soldadas. Ou isso, ou abrem meio centímetro, para o caso de se ter de atirar um bocado de torrada pela janela. O fumo encurralado e estagnado é tratado com um ambientador, e os resultados variam bastante. Na melhor das hipóteses, faz lembrar um cinzeiro cheio, com as beatas a boiar em limonada. Na pior das hipóteses, cheira a múmia queimada.» pág. 200

David Sedaris
Diário de um fumador (título original: When you're engulfed in flames, retirado de um folheto sobre segurança que o autor encontrou num quarto de hotel no Japão, pág. 240)
Contraponto
251 págs., €17,5
4 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário