quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O fim do mundo


Há muito tempo que já andava desconfiado, mas tive a certeza absoluta de que o mundo estava perdido numa terça-feira. Não faltava muito para as onze da noite e esperei mais de 20 minutos para ser servido num McDonald's da capital.

Anteontem, a certeza agravou-se. O Comilão começou a ficar cheio de fome (só tinha comido um pastelinho de bacalhau, por sinal muito bom, ao lanche), quando olhou para o relógio e verificou que eram quase 23h00, hora de fecho do dito 'restaurante' de fast food mais próximo. Saiu a correr para o local, mas àquela hora o McDonald's tem certas pecularidades, como já não haver nada para comer, ou as pessoas ficarem muito mais tempo do que o habitual à espera, enquanto os empregados dão mostras de uma descontracção pré-fecho.

Foi nessas circunstâncias - e a morrer de fome - que o Comilão esperou mais de quinze minutos para ser atendido. Só isso merecia entrada directa no Livro dos Records do Guinness. Houve uns gays que lhe perguntaram se estava na fila, o Comilão disse que sim, mas eles ignoraram a resposta e passaram miseravelmente à frente enquanto o Comilão estava distraído. O Comilão não protestou porque eles eram dois e tinham tatuagens.

Quando estava quase a chegar a sua vez, apareceu uma rapariga estrangeira com um wrap, que era o que o Comilão ia pedir, uma vez que já não havia iogurte e a nova especialidade demorava muito a sair (a propósito: porque é que as iguarias novas no McDonald's são tão difíceis de obter?). A rapariga disse que era vegetariana e não podia comer aquilo. Nem lhe tinha tocado quando viu que era carne (frango). Entregou o embrulho ao empregado dizendo podia dar a quem o quisesse. O Comilão avançou. 'Eu posso ficar com isso. Tenho pressa e estou cheio de fome'. O estupor do empregado (perdoem a linguagem, mas estupor para aquele homem é um elogio) respondeu: 'Agora já é tarde'. Tinha deitado o embrulho intocado no lixo.

Tudo bem que não haja uma diferença substancial entre lixo e comida do McDonald's (por alguma razão se lhe chama junk food), mas em princípio o lixo está cheio com restos de comida de outras pessoas, que é a única coisa ainda mais repugnante do que a própria comida.

O Comilão tentou manter o sangue-frio e pediu um wrap novo em folha e entregou uma nota de €10 para pagar. Embora tivesse acabado de receber um monte de moedas (tarefa em que tinha dispendido uns bons minutos, entre risos e piadolas), o estupor do empregado disse que não tinha troco. E, atrevimento dos atrevimentos, disse ao Comilão para ir trocar a nota noutro estabelecimento! O Comilão guardou a nota na carteira e retirou-se a resmungar: 'Ainda há quem diga que o mundo não está perdido...'.

p.s. O Comilão espera que os responsáveis do McDonald's não leiam este post, ou arriscamo-nos a que lancem uma bomba de neutrões sobre o país onde a tradição de bem-servir da instituição foi tão desonrosamente maculada.

1 comentário:

  1. Ai que nervos!! Quem me dera ter lá estado para obrigar o estupor do empregado a engolir todas as moedas que tivesse na caixa!!

    ResponderEliminar