sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tocqueville (resumo biográfico)


Aqui fica um resumo da vida do autor de A Democracia na América segundo um artigo de Alan Ryan na NWRB de 22/11/2007:
«Alexis de Tocqueville nasceu em Julho de 1805. Os seus pais por pouco haviam escapado à Revolução Francesa; como casal recém-casado, foram detidos no Inverno de 1793-1794, aprisionados em Paris, e vigiados durante o Verão do Terror enquanto os seus parentes e amigos mais chegados eram conduzidos à guilhotina. O pai de Tocqueville, Hervé, estava previsto ser executado três dias após a queda de Robespierre do poder o ter salvo. Hervé saiu da experiência surpreendentemente incólume; libertado no Outono de 1794, dedicou-se a recuperar a propriedade da família e a reconstruir a sua vida. Era mais robusto do que quer a sua mulher quer o seu filho famoso; morreu com a idade de 84 apenas alguns anos antes de Alexis ter morrido com a idade de 54 em 1859. A mãe de Tocqueville ficou para o resto da vida uma semi-inválida; era menos enferma fisicamente do que presa de males físicos e psicológicos menores que a tornaram quezilenta e ansiosa. Uma fonte de miséria foi ter gerado três filhos, e desejado sempre a filha que nunca teve.
Alexis era o filho mais novo, e desde o início ».
Casou com uma inglesa da classe média cinco anos mais velha, o que é de estranhar dada a sua ascendência aristocrática, que também o impedia de estar em sintonia com os sofrimentos da populaça.
Esteve na América quando ainda nem tinha 26 anos, e apenas durante nove meses. Uma conjugação negativa de factores («mau tempo, má saúde, estradas intransitáveis, rios gelados, um programa idiosincrático») fez com que ficasse com «uma visão muito parcial do país».

Sem comentários:

Enviar um comentário