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Fui tentado pela capa, com um bonito quadro de um pintor norte-
-americano cujo nome desconheço (mas vou averiguar) e que faz lembrar Chardin. Mas o factor decisivo para a compra foi ter lido poucos dias antes um elogio a Mark Twain feito por Hemingway, que punha As Aventuras de Tom Sawyer nos píncaros. A primeira decepção foi não encontrar o nome de Twain no índice. Depois, não me agradou nada o estilo enfático, arrebatado, provocador (talvez revolucionário, mas precisamente por isso muito pouco clássico...) de Lawrence e às tantas percebi que estava a fazer um frete para ler o livro. Tomei então a difícil decisão de devolvê-lo. Quando o vi de novo na prateleira da loja voltei a sentir-me tentado...
-americano cujo nome desconheço (mas vou averiguar) e que faz lembrar Chardin. Mas o factor decisivo para a compra foi ter lido poucos dias antes um elogio a Mark Twain feito por Hemingway, que punha As Aventuras de Tom Sawyer nos píncaros. A primeira decepção foi não encontrar o nome de Twain no índice. Depois, não me agradou nada o estilo enfático, arrebatado, provocador (talvez revolucionário, mas precisamente por isso muito pouco clássico...) de Lawrence e às tantas percebi que estava a fazer um frete para ler o livro. Tomei então a difícil decisão de devolvê-lo. Quando o vi de novo na prateleira da loja voltei a sentir-me tentado...
p.s.: o pintor chama-se John F. Peto. Exite uma página na net que vale a pena visitar com biografia e boas reproduções das suas obras em http://www.hamiltonauctiongalleries.com/peto.htm
p.s. 1: Susan Sontag elogia esta obra no livro póstumo At the Same Time, considerando-a um marco fundamental da crítica literária do século XX.
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