segunda-feira, 19 de julho de 2010

Comidinhas

O Comilão andou pelo Sul do país a empanturrar-se. Alimentou-se à base de grelhados no carvão, mas também comeu fora de casa. A saber: na Churrasqueira Martins (Santa Luzia), no Casarão (Tavira), na Casa Guerrero (Ayamonte), no Baixa-Mar (Santa Luzia) e no Alcatruz (Santa Luzia).

Na Churrasqueira Martins já não havia o franguinho assado da praxe. Por isso tivemos de nos contentar com umas óptimas tiras de entremeada e febras. A acompanhar, batata frita caseira e farta salada. Uma simples mas magnífica refeição para duas pessoas, pela módica, quase ridícula, quantia de €12,5.

No Casarão pontifica o Sr. Chico, sentado numa mesa próxima da cozinha, com a sua boina e o seu bigode mexicano. Faz lembrar um pouco a figura do Sancho Pança. Na esplanada do Chico, o Comilão e a sua amantíssima esposa jantaram uns camarões fritos com alho (com casca) e depois a magnífica vitela assada. Agora o Sr. Chico já não vai à mesa fazer a conta como quem atira um palpite para o ar, mas os preços continuam moderados.

Em Ayamonte, na esplanada da velha Casa Guerrero, os Comilões pediram cinco pratos (para dois). O empregado de mesa, parecido com um antigo jogador espanhol do Benfica (o Chano), advertiu: 'É demasiado'. 'Pois bem, venham só quatro'. Sacrificámos a tortilla. Assim: tábua de presunto Pata Negra, maionese de ovas (só ovas, cobertas individualmente por uma espessa camada do tempero, daqueles que saem em fio da bisnaga), calamares, pois claro, e gamba branca. Quatro cervejas e dois cestos de pão. Não sobrou nada. Total: €42.

No Baixa-Mar impõe-se a bicha de polvo e gambas (uma espetadinha com segmentos de tentáculos do cefalópode, gambas, chouricinho, cebola e pimento). Acompanha com batata cozida (pouca) e traz azeite quente com alho, que fica a matar. Antes disso vieram umas amêijoas à Bulhão Pato. Não eram das melhores nem das piores: estavam bem temperadas, mas a amêijoa em si era algo miúda e o molho pouco abundante.

No Alcatruz comemos, para começar, maionese de raia (bastante boa) e salada de ovas de pescada (algumas, rosadinhas, eram uma maravilha). Também há de ovas de polvo, acinzentadas, igualmente boas. Depois veio uma carne de porco com amêijoas. Os bivalves eram de grande qualidade, a carne regular. O molho, com pouco sabor, melhorava substancialmente com os bons coentros. O Comilão ainda se sentiu tentado pelas enguias fritas, mas ficaram para uma próxima oportunidade.

Em casa: torricado de carapaus, entrecosto na brasa com batata doce (uma delícia), óptimas salsichas frescas no carvão com arroz branco e baked beans, robalinho de aquacultura grelhado (muito bom), hambúrgueres com bacon na grelha, conquilhas (muito boas, com azeite, alho e coentros), seguidas de costeletas do lombo de porco na brasa (assim-assim, demasiado secas) com batata doce, alguma massa (esparguete com natas e cogumelos frescos) e alguma piza (preferencialmente a piza bolonhesa com molho barbecue do Pingo Doce). Os meninos trataram-se bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário