quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma receita da minha mãe

Esta noite, ao jantar, o Comilão fez um prato que é muito simples e bastante apreciado lá em casa. Pode-se usar costeletas (magras) ou bifinhos do lombo de porco. Primeiro batem-se os bifes com um martelo de cozinha para a carne ficar mais tenra. Numa frigideira põe-se metade de margarina e metade de azeite.

Quando essa gordura já estiver bem quente coloca-se a carne, temperada com sal e bastante alho esmagado (uma folha de louro é opcional). A carne fica a fritar. Entretanto vai-se fazendo o arroz (primeiro, azeite com um dente de alho, depois junta-se o arroz, que fica a corar um pouquinho, e só então a água, numa proporção um pouco menor do que dois para um, para ficar soltinho).

É muito importante a carne ganhar cor - e para isso o lume não pode estar muito baixo -, deixar as pontas começar a colar à frigideira, ver o alho a adquirir uma tonalidade castanha-alaranjada. Nesse ponto polvilha-se tudo com coentros picados. Espreme-se meio limão, bem distribuído, sobre a frigideira.

Et voilà! Aí fica uma refeição rápida, fácil, barata e, desde que bem feita, muito apetitosa. Atenção: o tempo é fundamental para a carne ficar no ponto desejado - qualquer cozinheiro mediano será capaz de reconhecer, pela cor, o momento oportuno.

Sem comentários:

Enviar um comentário