sexta-feira, 18 de junho de 2010

David Sedaris, álbum de família



O comilão ontem acabou de ler Álbum de Família, de David Sedaris. Trata-se de uma espécie de sitcom (situation comedy) em versão livro: o autor goza com episódios que se passaram consigo, com os seus familiares, amigos e vizinhos. Às vezes de forma cruel e repugnante. Foi a primeira vez que li um livro enquanto escovava os dentes. Não recomendo a experiência. Uma das citações da capa diz: «Compre este livro. Passei por louco no metro, enquanto ria a bandeiras despregadas a lê-lo». Parece-me exagero, não é assim tão engraçado, mas por acaso passei por uma situação parecida no comboio. Comecei a rir sozinho. A passageira do lado olhou-me de esguelha. Estava a falar ao telemóvel. Apeteceu-me dizer-lhe: «Desculpe se a minha leitura está a perturbar a sua conversa».

Aqui fica um exemplo do humor de Sedaris, a propósito de um dia de mau tempo numas férias de praia:

«Falávamos como as crianças dos contos de fadas, na esperança de que a nossa bondade conseguisse atrair o sol do seu esconderijo.
[...]
Se, no final da tarde, o bom tempo ainda não tivesse voltado, desistíamos desses papéis e virávamo-nos uns contra os outros, à procura do culpado que nos tinha estragado o dia. Qual de nós teria parecido menos infeliz? Quem é que se tinha aninhado numa cama bolorenta com um livro e um copo de leite com chocolate, como se a chuva afinal não fosse uma coisa assim tão má? Encontrávamos essa pessoa, em geral a minha irmã Gretchen, e dávamos-lhe uma tareia».

Sem comentários:

Enviar um comentário