quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ugolino (Dante, A Divina Comédia)

O meu irmão contou-me esta história horrível há uns anos e fiquei muito impressionado. Ugolino della Gherardesca, conde de Donoratico, conspirou a favor dos guelfos contra Pisa. Em 1288 os guibelinos venceram e encerraram-no numa torre, onde o deixaram a morrer à fome com dois filhos e dois netos.

Aqui ficam os versos de Dante (traduzidos por Vasco Graça Moura), canto XXXIII:

Quando chegou mais tarde um raio estreito
ao cárcere dolente, descobri
em quatro rostos o meu próprio aspeito,
e ambas as mãos de louco mordi;
crêem eles que a vontade já me arroja
de algo comer, e se erguem logo ali,
dizendo: «Pai, bem menos nos anoja
que de nós comas: e se nos vestiste
destas míseras carnes nos despoja.»

Ugolino e os Seus Filhos (Jean-Baptiste Carpeaux, 1860-1867, Metropolitan Museum, Nova Iorque)

Sem comentários:

Enviar um comentário