segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Astrolábio

Não me recordo de já ter falado aqui do Astrolábio, um típico restaurante de peixe em Paço de Arcos. Pois bem, vou reparar essa falta agora mesmo.
Dado o Peixe na Linha estar fechado, o Comilão e a sua família apostaram no Astrolábio para o almoço de sábado. E fizeram-no em boa hora, pois o empregado estava a preparar-se para fechar as portas quando viu o nosso carro a estacionar. Para se chegar lá, entra-se para Paço de Arcos (junto ao palácio) e vira-se na primeira à esquerda, uma rua estreitinha, que vai dar a um larguinho, onde fica o nosso restaurante. Serviço simpático e profissional, 'demasiado' atencioso por sermos os únicos clientes (o que tornou tudo mais rápido). Couvert de pão em fatias bem fininhas com manteiga e belas azeitonas com alho e orégãos. Entrada: amêijoas à Bulhão Pato, excelentes. Prato principal: duas douradas de mar (cerca de €40/kg) assadas no carvão para 4/5 pessoas. É pena não ter fotografado a magnífica travessa comprida onde o peixe é servido, uma das assinaturas da casa. Acompanhamento: hortaliças salteadas, batata cozida, batatinhas novas cozidas com pele, cenoura, bróculos - uma panóplia de legumes. Para o peixe vem ainda uma molheira com azeite quente com alhinho picado e salsa. Bebida: Duas Quintas (Douro) branco, que caiu que nem mel. Noutras ocasiões o Comilão tem optado pelo robalo. O peixe é sempre fresquíssimo e assado no ponto. Sobremesa: tarte de maracujá (uma espécie de cheesecake com cobertura de maracujá, muito bom). O arroz doce também foi muito elogiado por um dos comensais.

Veredicto: uma refeição magnífica a um preço razoável (o Comilão espreitou a conta, embora não tenha pago. Total: €107). O Astrolábio é uma aposta segura para os apreciadores de peixe. Pena não ter mais clientela, embora isso (como foi dito) até tenha tido as suas vantagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário