quarta-feira, 6 de março de 2013

Bill Buford, A ferver


A Ferver foi um dos livros que o Comilão recebeu no último Natal. Conta a odisseia do autor não apenas na cozinha do Babbo, o mais prestigiado restaurante italiano de Nova Iorque, como na Toscana, para onde Buford foi em busca da essência da cozinha italiana. O livro tem que se lhe diga: está escrito com liberdade, humor e talento (por vezes quase virtuosismo) e proporciona um prazer genuíno e intenso, como uma boa refeição - mas mais duradouro. Buford era editor da revista New Yorker quando começou esta aventura, que teve na origem a redacção de um perfil do chef Mario Batali (isso aparece contado na pág. 186). Acabou por despedir-se do emprego para passar um ano a compreender o funcionamento da cozinha de um grande restaurante, trabalhando lá como voluntário. Depois disso foi para uma aldeia nos confins da Toscana para colaborar com Dario Cecchini, o mais célebre talhante vivo. A história de Marco Pierre White é um dos pontos altos. Começa na pág. 123.

«Quando alguém pediu batatas fritas ficou tão ofendido que foi ele mesmo prepará-las e cobrou 500 dólares. 'Eu costumava ficar doido de todo'. Atirava com coisas; partia coisas; insatisfeito com um prato de queijo, atirou-o contra a parede, onde ficou agarrado e foi escorregando à medida que a noite avançava, deixando um rasto de gordurento de Camembert. Quando o chef principal caiu e partiu uma perna, Marco atirou-se a ele: 'Como te atreves? Se fosses um cabrão de um cavalo eu dava-te um tiro'» pág. 128
ovos 135
como fritar batatas 136

«Para Mario, Harrison era o Homero, o Miguel Ângelo, o Lamborghini, o Willie Mays, o Secretariat, o Jimi Hendrix dos intelectuais da comida: 'um conhecedor, um caçador, um bom garfo, um farejador persistente, um filho da mãe falador e um copofónico que não tem medo de se entusiasmar com o tipo de noz que uma determinada perdiz deve ter comido de manhã para saber tão bem ao almoço'. Mais modestamente, Harrison descrevia Batali como uma alma gémea. [...]

A primeira magnum de vinho branco chegou e Mario relembrou Harrison de que tinham bebido 28 garrafas da última vez que se tinham encontrado» 178-179

«O talho dele [Dario] não era um simples talho mas um museu da cozinha toscana: carne crua e cozinhada, peças de carne das vacas de Chianti juntamente com vários tipos de ragù e molhos e porcos curados - uma universidade da zona» 278

«A cada passagem a carne chiava e o vapor envolvia o meu rosto. Estava cheio de calor: a rotina da camisa molhada, e o suor a escorrer-me pelo rosto, pescoço e braços. Veio-me ao espírito Marco Pierre White ('Todos os rapazes crescidinhos temperam a comida com o seu suor - consegue-se sentir o gosto') e a minha dúvida era se o suor seria realmente o tempero secreto da cozinha pois não havia dúvidas de que era para onde o meu caía, embora se convertesse logo em vapor, no impacto.»

«'De leve' dizia o Maestro, espreitando por cima do meu ombro. 'A faca tem de estar livre na tua mão, nunca agarrada com força, de forma a que ela consiga descobrir as linhas da carne.' Ele tinha-se tornado num mestre Zen das lâminas bem aguçadas. 'Com elegância' dizia. 'A faca deve estar solta. Ela é que faz o trabalho, não tu. A tua mão desapareceu dentro da faca.'

'Certo!' dizia eu e repetia a instrução: 'A minha mão desapareceu.' Depois pensava: isto não ajuda nada, a minha mãos não desapareceu para lado algum. Eu suava, porque suava sempre que o Maestro se punha assim tão perto, e além disso sofria com uma dor aguda que irradiava fortíssima do fundo das costas, pela tensão, embora estivesse determinado em ocultar à minha mão toda aquela sensação terrível, pois sabia que não a ajudaria em nada. 'Descontrai-te, ó mão' dizia eu , persuadindo-a com brandura. 'Lembra-te que hoje é o teu dia de folga. Não és tu que trabalhas. Essa coisa aguçada é que faz tudo.'» 346

Bill Buford
A ferver - aventuras e desventuras de um cozinheiro amador
Sextante
411 páginas - 4 estrelas
(embora seja uma leitura fascinante e muito divertida, tem dois capítulos mais chatos sobre a polenta e sobre quando o ovo foi introduzido na receita da pasta)

Sem comentários:

Enviar um comentário