quinta-feira, 25 de agosto de 2011

9/11, A Torre do Desassossego




Os 10 anos do 11 de Setembro estão aí à porta. Por isso o Comilão dedicou os últimos tempos a ler avidamente A Torre do Desassossego (The Looming Tower, no original), de Lawrence Wright. Wright é um jornalista da New Yorker. Um jornalista brilhante, diga-se, e, tanto quanto dá para perceber, um pesquisador obsessivo (como se verifica numa nota deliciosa dedicada à verdadeira altura de Bin Laden).

Resulta daí um livro que é um verdadeiro monumento de investigação e esclarecimento. Mas que se lê com enorme prazer. Começa com as origens do fundamentalismo no Egipto e a sua repressão nas prisões, numa cadeia de acções e reacções. Tem páginas fascinantes sobre o pai de Bin Laden e a vida na Arábia Saudita (Wright candidatou-se a um lugar de estagiário num jornal para conseguir um visto para viver no país). A história da ascensão do regime talibã no Afeganistão e de como modificou os hábitos é ao mesmo tempo fascinante e aterradora.

Curiosamente, é quando a narrativa chega aos preparativos dos ataques de 11 de Setembro que perde algum gás, no meu entender. Mas mesmo aí é muito bom.

Lawrence Wright
A Torre do Desassossego
Prémios Pulitzer, LA Times e Bernstein
371 págs.
Casa das Letras
Veredicto: 4,5 estrelas (quase 5)

Adquirido em promoção por 7 euros na Fnac Chiado (o preço normal é 24,23 €)

Sem comentários:

Enviar um comentário