quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mar d'Areia, Ericeira

O Comilão foi com a sua mulher passar o último fim-de-semana à Ericeira. Para quem se queixa de que na Ericeira não se come bem, aqui fica uma sugestão: o Mar d'Areia. É um restaurante familiar, popular e relativamente modesto mesmo junto ao mercado (Rua Fonte do Cabo). Atenção: é melhor ir cedo (ou tarde, mas aí arriscamo-nos a que já não haja muita escolha) porque enche, mesmo quando a vila parece deserta.

Para começar, um pãozinho mesmo bom (de Mafra?) com manteiga. E, para quem quiser, queijo fresco. Depois, como entrada, o senhor mencionou umas pataniscas e o Comilão não se fez rogado. Deliciosas, leves, no ponto de fritura ideal. Melhor é difícil, se não impossível.
Depois veio um óptimo robalo para dois, escalado, grelhado no carvão por quem sabe e acompanhado por legumes cozidos. Fresquíssimo.

Sempre que come peixe grelhado, o Comilão lembra-se de uma passagem muito bonita das Memórias de Adriano, em que o próprio diz como aprecia a simplicidade de um peixe fresco grelhado só com uma pedra de sal.

Para finalizar, uma mousse de chocolate. 'É feita cá?', perguntou a mulher do Comilão. 'Aqui pela minha pessoa', respondeu a senhora com orgulho. Um orgulho justificado, diga-se, pois a mousse estava óptima. 'No Inverno fica assim rijinha', acrescentou a senhora. 'No Verão é mais difícil, às vezes é difícil ligar'.

E por quanto ficou este manjar imperial para duas pessoas? 31 €: um preço muito em conta, para não dizer 'uma pechincha', tendo em conta que o peixe fresco não é barato.

Sem comentários:

Enviar um comentário