terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Um mestre do ofício: Joseph Mitchell (1908-1996)


O Comilão acaba de adquirir O Fundo da Baía, um livro de crónicas de Joseph Mitchell. JM foi um repórter norte-americano (trabalhou para a New Yorker desde 1938 até à sua morte), autor de O Segredo de Joe Gould, uma verdadeira pérola da literatura. A edição portuguesa recebeu prefácio de António Lobo Antunes, que não lhe poupou elogios.
Mitchell nasceu na Carolina do Norte em 1908, mas um artigo escrito sobre um leilão de tabaco (a sua família tinha uma quinta de algodão e tabaco que ele manteve toda a vida) chamou a atenção de um editor de Nova Iorque. Mudou-se para lá em 1929 e nunca mais deixou de viver na cidade, escrevendo sobre as figuras peculiares que ia conhecendo nas ruas, nos cafés, nas zonas portuárias, nos salões de jogos. Faleceu em 1996. Ornitólogo amador, disse que o acontecimento mais espectacular que alguma vez testemunhou foi um pica-pau a desfazer madeira de uma árvore no paúl de Ashpole (CN). Ficou a observá-lo durante uma hora.

Lembrei-me muito da personagem de Joe Gould quando, há poucos dias, se soube a notícia da morte de João Serra, o Senhor do Adeus. São figuras excêntricas e marginais como estas que emprestam alma às grandes cidades.

Aqui ficam três louvoures (absolutamente justos) à obra de Mitchell:

«A riqueza de pormenores, o equilíbrio da descrição dos retratos que Mitchell traça de trabalhadores nova-iorquinos que trabalham em estruturas de aço, de vigaristas ciganos, de exterminadores de ratos das docas... são divertidos, fluidos, apurados, ácidos e comoventes... Aqui está um livro que deveria continuar a servir de inspiração aos jornalistas que aspiram registar falas memoráveis de todos os géneros»
The Atlantic

«Um dos melhores escritores americanos de não-ficção... Mitchell, um grande repórter, talvez o que melhor sabe ouvir de todos os jornalistas vivos... Quem quiser ouvir a América a falar, é por aqui que deve começar»
USA Today


«Desde perto dos tempos da última Guerra Mundial que os escritores das revistas de Nova Iorque têm tentado soar como Joseph Mitchell»

Observer

Joseph Mitchell
O Fundo da Baía
Âmbar
219 págs., 5 euros (na venda de livros da estação de comboios de Cais do Sodré)

Sem comentários:

Enviar um comentário