segunda-feira, 30 de maio de 2011

Restaurante XL

O Comilão nunca tinha tido oportunidade de visitar este XL. Haviam-lhe dado referências - e não eram as melhores. A primeira impressão, a caminho do bar, onde esperámos uns minutos apesar de termos mesa reservada, foi olfactiva: um cheiro, já pouco habitual e não completamente desagradável, de local onde se fuma (o Snob também tem este cheiro misturado de madeiras e fumo de tabaco). Ambiente muito bonito, com madeiras brancas e candeeiros de parede, algumas escadinhas de madeira, bar com tabaco. Mesas muito simples tipo brasserie.

Vamos à comida. Antes do mais, um pãozinho (fresco ou tostas) com azeite. O Comilão não costuma apreciar o dito, mas este estava bom, pois o azeite tinha um dente de alho esmagado a perfumá-lo e sal grosso. Para entrada veio Camembert panado com doce de framboesa. Muito agradável. Para prato principal, duas carnes: rosbife com salada russa e bife do lombo à XL (manteiga e alho). O primeiro estava divinal e era em quantidade apreciável. Vinha com um molhinho por cima (aparentemente pimenta, mas muito, muito suave) que realçava as qualidades da carne. Excepcional.

Já o bife, apesar de bom às primeiras garfadas, acabou por tornar-se enjoativo. Com aquela matéria-prima podia fazer-se (bastante) melhor. A salada mista que veio para complementar as batatas fritas também se revelou pobre e pequena (apesar disso ainda sobrou, pois vinha temperada com uma erva de sabor muito intenso e desagradável para o paladar do Comilão). Sobremesa: crocante de chocolate, na realidade uma mousse (muito boa, mas sem surpreender) num cestinho de massa estaladiça. A refeição foi regada com meia garrafa de José de Sousa (foi notada um pouco de espuma num dos copos e o empregado prontamente trouxe outra garrafa). Serviço simpático, por vezes incompreensivelmente demorado. Um pormenor: na carta de vinhos havia uma garrafa de seis litros (o Comilão não fixou o nome) que custava a módica quantia de seis mil duzentos e tal euros.

XL
Calçada da Estrela, 57-63 (perto da Assembleia da República)
Tel. 21 395 61 11 (marcação aconselhada)
Preço da refeição para duas pessoas: 75 euros (mais 5 de gorjeta)
Só abre ao jantar

Sem comentários:

Enviar um comentário