sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Chalet da Memória

O Comilão recebeu no seu aniversário O Chalet da Memória e encontra-se neste momento a lê-lo. O livro extraordinário de Tony Judt (sobre quem já coloquei um post) está a superar todas as expectativas (que eram altas). Concilia duas qualidades que, isoladamente, já não são comuns, a subtileza e a profundidade, e juntas são ainda mais raras.

A propósito das manifestações em Portugal de 15 de Novembro (greve geral e protesto violento contra as autoridades), aqui fica um excerto do ensaio 'Revolucionários':

«De um ponto de vista, tudo era como devia ser: pedras do pavimento verdadeiras, problemas verdadeiros (ou suficientemente verdadeiros para os participantes), violência verdadeira e, por vezes, vítimas verdadeiras. Mas a um outro nível, tudo parecia não ser muito sério: já na altura me era difícil acreditar […] que uma comunidade de estudantes impudentemente obcecados com os planos para as férias de Verão – no meio de manifestações e debates intensos, lembro-me de muitas conversas sobre férias em Cuba – queria realmente derrubar o Presidente Charles de Gaulle e a sua V República.»
(sobre o Maio de 68 em Paris)


«O que nos diz do mundo da Guerra Fria, na Europa Ocidental, o facto de eu – um jovem estudante de história, bem informado, de ascendência judaica da Europa de Leste, fluente em várias línguas e muito viajado pela minha metade do continente – desconhecer por completo os acontecimentos cataclísmicos que na altura se desenrolavam na Polónia e na Checoslováquia? Atraído pela revolução? Então, por que não ir para Praga, sem dúvida a cidade europeia mais empolgante naquela altura? Ou Varsóvia, onde os jovens meus contemporâneos arriscavam a expulsão, o exílio e a prisão pelos seus ideais e ideias?»

«Mesmo os poucos audazes que eu conheci que tiveram a infelicidade de passar a noite na prisão, geralmente já estavam em casa à hora de almoço. Que sabíamos nós da coragem necessária para suportar duas semanas de interrogatório nas prisões de Varsóvia, a que se seguiam penas de prisão de um, dois e três anos para estudantes que tinham ousado exigir coisas que nós tínhamos como garantidas?

Apesar das nossas grandiosas teorias de História, não percebemos um dos seus pontos de viragem mais influentes. Foi em Praga e em Varsóvia, naqueles meses de Verão de 1968, que o marxismo se estatelou. Foram os estudantes rebeldes da Europa central que começaram a minar, a desacreditar e a derrubar, não só uns quantos regimes comunistas delapidados, mas o próprio ideal comunista. Se nos tivéssemos importado um pouco mais com o destino das ideias que invocávamos tão superficialmente, podíamos ter prestado mais atenção às acções e opiniões dos que haviam sido criados à sombra delas.

Ninguém se deve sentir culpado por nascer no local certo na hora certa. Nós, no Ocidente, fomos uma geração com sorte. Não mudámos o mundo; em vez disso, o mundo, obsequioso, mudou para nós».

Sem comentários:

Enviar um comentário