segunda-feira, 30 de novembro de 2015

restaurante São Rosas, Estremoz

Decepcionante. É assim que o Comilão descreve a experiência, muito aguardada, de comer túberas. Descreveria esta iguaria como uma mistura pouco convincente entre cogumelo e batata.

Mas recuemos um pouco. O São Rosas é um pequeno restaurante em Estremoz, sito na lindíssima praça Rainha Santa Isabel, perto da pousada. Trata-se de um espaço muito agradável e cuidado, com um belo ambiente, e que mantém o requinte que eu recordava. Pareceu-me, no entanto, exagerado o número de empregados para a clientela.

Falemos agora de comida. O couvert é composto por pão alentejano bem fatiado, patê de fígado (bom) e manteiga. Pedimos duas entradas e um prato: as ditas túberas, que não convenceram (havia-as com ovos mexidos e salteadas com azeite e alho, as que pedimos), ovos mexidos com espargos bravos (algo empapados e com o sabor do espargo pouco pronunciado) e, para conduto, sela de borrego assada no forno, recomendada pelo empregado. Sobre as entradas já me pronuncei - a sela estava belíssima, com a pele tostada e óptima carne, acompanhando com batatinhas assadas, couve e umas ervilhas estufadas de que gostei muito. Para beber, um copo de vinho tinto Caiado - sugestão do empregado.

Para a sobremesa, gelado de nata com chocolate quente. Muito bom.

Em geral come-se bem no São Rosas, só as entradas foram algo infelizes. Mas o preço é manifestamente excessivo: 78 euros por uma refeição de duas pessoas com prato partilhado, em Portugal, nos dias que correm... enfim, é muito dinheiro.







ambiente: amesendação e bar

ambiente: o restaurante tem muitos recantos simpáticos

entradas decepcionantes: túberas salteadas (à direita) e ovos mexidos com espargos

a sela de borrego assada no forno. Excelente

o gelado de nata com chocolate quente. Simplesmente bom

Post scriptum (7 de maio de 2018): ouvi dizer há dias que o São Rosas fechou. É pena

Sem comentários:

Enviar um comentário