sábado, 27 de novembro de 2010

O bife do lombo de sábado à noite

Foi um dos bons bifes que o Comilão já comeu. A peça, na vitrina do talho do Continente do Cascaishopping, tinha óptimo aspecto. O Comilão pediu dois bifes de 200 gramas (a 25€ o kg, ficou a cerca de 9€). E revelaram-se uma maravilha. Modo de confecção:

Aquecer bem um pouco de margarina na frigideira. Noutra frigideira à parte aquecer mais margarina (para o molho). Colocar o alho esmagado e louro. Deixar fritar. Esperar que a primeira frigideira esteja bem quente para pôr os bifes, um de cada vez, temperados só na altura de irem para o lume, com sal grosso e pimenta preta moída no momento. Deixar cerca de trinta segundos de cada lado. Para o molho, quando os alhos já estiverem alourados, juntar os cogumelos (quatro ou cinco partidos em pedacinhos pequenos). Quando os cogumelos já estiverem quase, juntar as natas (ligeiras). Como o molho ficou muito branco, o Comilão passou o molho para a frigideira dos bifes (onde só restava algum suco dos próprios). Resultou: o molho de natas e cogumelos adquiriu um tom castanho bonito. Cuidado para não ficar demasiado espesso.
Acompanhou com salada mista e batatas fritas (feitas na fritadeira Actifry). Estava uma maravilha, sobretudo devido à grande qualidade da carne, que o molho não estragou - na opinião do Comilão, pelo contrário (já a mulher do Comilão ficou com algumas dúvidas).
(este é à portuguesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário