sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Huxley, Complete Essays


O autor de Admirável Mundo Novo foi também um notável ensaísta. O Comilão acabou ontem de ler o vol. V dos Complete Essays, que inclui o texto 'The Doors of Perception'. O volume abre com uma longa dissertação sobre o filósofo francês Maine de Byran (1766-1824).
«François-Pierre Gontier de Biran, mais tarde conhecido (após a herança de uma propriedade chamada Maine) como François-Pierre Maine de Biran, nasce a 29 de Novembro, 1766, na cidade capital da velha província do Perigord, onde a sua família, notável sem na realidade ser nobre, havia durante três séculos desempenhado um papel importante na sociedade e política locais. [...] O seu pai exercia como médico na dita cidade e geria as propriedades da família nas redondezas. Educado em casa e mais tarde no colégio dos Doutrinaires em Périgueux, o jovem Biran recebeu uma educação setecentista esmerada em Latin, Grego, e matemática. Aps 18 anos entrou na Guarda Real e tornou-se um jovem cosmopolita e da sociedade. 'O que o mundo chama prazer [...] tudo eu saboreei'. Saboreou-o durante cinco anos. Depois veio 1789». (pág. 38)
As 'Portas' são o ponto alto. Não se limita a uma descrição de uma experiência com drogas (mescalina). Huxley reflecte sobre como os nossos sentidos se encontram em estado de permanente atrofiamento e como a educação está dominada pela escrita e pela comunicação verbal, defendendo uma técnica inovadora de treino da visão. De facto, as imagens estão por todo o lado e a visão é porventura o nosso sentido mais 'indispensável', mas nada fazemos para o desenvolver. O conjunto de ensaios dedicados à religião e crítica social são talvez os que mais desgaste sofreram com o tempo. Os capítulos finais, sobre El Greco, Goya, Piranesi e Toulouse-Lautrec encontram-se repletos de informações fascinantes. Mesmo quase a fechar, o 'Gesualdo - Variations on a Musical Theme', em que o Comilão não depositava grande expectativa, revela-se afinal uma pérola.

Aldous Huxley
Complete Essays, vol. V
Ivan R. Dee Editor
456 págs., 7€ na Fnac (em época de promoções, anteriormente andava pelos €40, sendo que o preço indicado na capa é de USD $35.00)
Nota do Comilão: 4 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário