quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tavola Calda, Algés

Perto da bomba de gasolina da Cipol, em Algés, fica o restaurante Tavola Calda (em Itália a designação 'tavola calda', que significa 'mesa quente' aplica-se aos restaurantes mais modestos). Aberto há cerca de um ano, apresenta um ambiente alegre e moderno (que terá requerido algum investimento...), com luzes no chão, grandes espelhos, cores fortes, um tecto falso trabalhado com motivos contemporâneos. O Tavola Calda pertence ao mesmo proprietário do Lucca e do La Finestra e o pizzaiolo trabalhou no Casanova, de Santa Apolónia.

Vamos à comida. Como couvert, azeitonas pretas sem caroço, pão e grissinos, uma óptima manteiga de alho. Entre as saladas, chamou-me a atenção de uma com pêra e parmigiano. Também tem a clássica caprese (tomate, mozarella, basílico) a 9,5€.

As pizzas, já testadas por duas vezes, rondam os 10-12 euros (porção individual generosa) e são do melhor que se encontra em Lisboa. A Tavola Calda tem mozarella, rúcula, pancetta e bresaola da Valtellina (uma espécie de paio de vaca), a Modena fiambre de culatello e provola fumada e a Toscana grana, cebilnhas doces e balsâmico (uma boa combinação). As pizzas podem ser comidas no restaurante ou encomendadas e levadas para casa.

Nas sobremesas há cremolatte, ao que nos foi explicado uma espécie de granizado, de vários sabores. O bolo de chocolate com gelado é muito bom.

Tavola Calda
Praça 25 de Abril, n.º 7 (junto à bomba da Cipol), Algés
Tel.: 21 411 54 66
Veredicto: recomendado. Belas pizzas. O serviço depende do empregado que se apanha
Refeição para 2 pessoas e meia, com jarro de 1/4 de vinho da casa e sobremesa: 39 euros
3,5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário