quinta-feira, 10 de abril de 2014

Come-se bem no Faustino

Eu ia jurar que já tinha aqui dedicado um post ao restaurante/marisqueira Faustino, em Paço d'Arcos, mas não o encontro. Pois bem, o Faustino é um restaurante popular no bom sentido, com uma cozinha tradicional consistente e matérias-primas de qualidade. O pior mesmo é lá chegar, pelo que deixo aqui um mapazinho. O trajecto para quem vem da rotunda da fonte perto do Oeiras Parque (A5, saída Oeiras) está marcado a cor de rosa. Fica no rés-do-chão de uma correnteza de prédios de habitação.


Vamos à comida. O polvo assado à lagareiro, tenríssimo e saboroso, é um must (a meia dose corresponde a uma dose normal noutro restaurante). Também há sempre bom bacalhau, que pode igualmente ser à lagareiro, e peixe fresco da costa. Nas carnes, na última visita comemos a posta de vitela mirandesa que estava muito boa. Já as sobremesas penso que não são o forte desta casa (a mousse de maracujá é boa, mas sem deslumbrar).

a posta mirandesa (a foto pode dar a impressão de um restaurante 'típico'. Não é o caso. Trata-se de um restaurante com comida tradicional, mas o ambiente é moderno, arejado e cuidado

O almoço para três ficou a 35 euros, um preço muito simpático. Atenção que o pratinho de paio de porco preto das entradas foi para trás (isso encarece logo). Atendimento eficiente e simpático.

O Comilão recomenda uma visita ao Faustino (4 estrelas)

p.s. 1 Uma nota para os aficionados: tem várias televisões ligadas no futebol.
p.s. 2 Na refeição anterior no Faustino tinha comido uma bela sopa de cozido e um arroz de pato bem apaladado que sobrou (as doses são generosas)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pescada com coentros

Eis um prato muito fácil, rápido e que resulta bem (a receita é minha):

Compra-se medalhões de pescada congelados. Cozem-se. À parte faz-se um molho com alho esmagado, béchamel e coentros frescos picados. Põe-se os medalhões cozidos numa travessa de pirex, cobrem-se com um molho e, se se gostar, com queijo para gratinar. Fica no forno cerca de 15-20 minutos, até o molho ficar mais ou menos dourado. E voilà! Fica assim com este aspecto bonito. Acompanhou com salada e puré, mas o acompanhamento fica ao critério de cada qual. No meu caso o molho tinha também tiras de pimento encarnado que ligaram bem (o pimento, nesse caso, é a primeira coisa a ir para a frigideira, juntamente com o alho e um fio de azeite).