Há dias o Comilão e a sua mulher foram jantar ao Bistro 100 Maneiras, ali perto do Chiado. Chegámos sem mesa marcada, às 9 e tal da noite de uma sexta-feira, mas não houve problema. Para entrada vieram três coisas:
Salada de cogumelos com espargos e ovos escalfados - servida de forma original dentro de um boião hermético daqueles usados para fruta em calda, por exemplo. Uma verdadeira maravilha para o paladar, com o intenso sabor a bosque dos cogumelos (selvagens?) bem equilibrado com os espargos & companhia.
Queijo de cabra grelhado na selva - servido numa tábua, com tostas, nozes e doce (de abóbora?). O empregado acende um ramo de alecrim seco quando está a chegar à mesa, que deita o seu fumo para perfumar o queijo. Muito bom.
Bolinhas de bacalhau - muito saborosas, mas o recheio demasiado líquido
Prato principal (também para dividir) - leitão cozinhado a baixa temperatura (quadradinho). Pele estaladiça e saboroso, com óptimos acompanhamentos (camadas de batata tipo brandada), mas algo enjoativo depois de todas as entradas.
Sobremesa - gelado (bom), servido numa cesta bolacha e com uma calda
Decoração tipo 'pós-moderna', com requinte, não exactamente o meu gosto mas também não demasiado 'amaricada'.
Serviço descontraído (positivo) e atencioso.
Uma nota: Ljubomir Stanisic estava ao balcão com um grupo de amigos a abrir garrafas de champanhe umas atrás das outras. Estranho!
Bistro 100 Maneiras (antigo Bacchus)
Preço: 75 euros (refeição para dois)
Veredicto: comida muito boa, sendo a salada de cogumelos o prato que mais brilhou
4-4,5 estrelas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário